Atualmente encontramos disponível uma farta literatura a respeito
da pesquisa na formação e na atuação de professores. As políticas de formação também têm dado
ênfase à pesquisa por meio de recomendações dos órgãos oficiais, determinações
legais e estímulos vários, inclusive financiamentos. As licenciaturas têm
incorporado a pesquisa em seus currículos. Enfim, há hoje uma efervescência em
torno da questão. Assim, consideramos que esse é o momento de discutirmos
algumas questões importantes sobre o tema: os professores têm inserido a
pesquisa na sua atuação/formação? A universidade tem colaborado para que isso
se efetive? Quais as dificuldades que se apresentam para a inserção da pesquisa
na escola? Como superar tais dificuldades? Como dar visibilidade à pesquisa do
professor?
Foi com a finalidade de trazermos essas questões à discussão e de
contribuir para o levantamento de possíveis respostas que
propomos o I Simpósio sobre “Pesquisa e Formação de Professores”, que se
realizou no campus universitário da UESB de Jequié, nos dias 24 e 25 de agosto
de 2012.
Participaram do evento 218 pessoas de 42 escolas de 13 municípios
baianos. Foram aceitos 33 trabalhos que foram apresentados em duas seções orais
e uma de pôster. Os trabalhos aceitos e apresentados estão aqui disponíveis na
íntegra.
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